O QUE É ASSÉDIO MORAL?

assédio moral é caracterizado pela repetição de um comportamento abusivo que atenta contra a dignidade psíquico-emocional do ser humano.

A constante exposição do trabalhador a situações humilhantes, desmoralizantes e desestabilizadoras são capazes de gerar danos permanentes à saúde mental da vítima, bem como desmoralizá-la em seu ambiente de trabalho.

A discriminação ocorre porque a finalidade do assediador é a exclusão da pessoa no ambiente de trabalho. Este torna-se tão insuportável e hostil de tal sorte que o colaborador sente-se forçado a pedir demissão.

Quem é o assediador?

O assediador é alguém que não está preocupado com o bem-estar alheio. São geralmente chefes ou pessoas de alto escalão institucional que se utilizam do poder hierárquico para diminuir seu subordinado.

Ele é capaz de usar pessoas em seu benefício, de maneira a manipulá-las até que obtenha sucesso em sua emboscada.

Como identificar uma situação de assédio moral no trabalho?

Atente para a seguinte situação: o líder, ao solicitar uma tarefa, dá instruções confusas, pouco esclarecidas e prazo curto ao seu colaborador para seu cumprimento. O funcionário, ao assumir o trabalho, sente dificuldades, não entrega como deveria e, por fim, é humilhado pelo chefe.

Por certo, o resultado não saiu como o desejado, não por incompetência do funcionário, mas sim por conta da malícia do superior em passar instruções pouco elucidadas.

Isto é só para ilustrar um momento comum de um dia de expediente. Prazos urgentes, solicitações sem sentido, tarefas que fogem da função do colaborador para que este não dê conta. Tudo isso, se praticado com frequência, é assédio moral no trabalho.

Seguem algumas práticas que caracterizam assédio moral no trabalho:

  • Sobrecarregar o empregado de tarefas;
  • Ignorar a presença;
  • Espalhar rumores e boatos;
  • Agressão verbal;
  • Receber tarefas destoantes das inerentes à sua função;
  • Acusar injustamente.

Casos de assédio moral sãofrequentemente passíveis de dúvidas por parte da vítima. Uma boa saída e que tem gerado bons resultados é contar com a ajuda de um profissional especializado. Sugerimos que procure um Advogado Trabalhista.

Esse conteúdo te ajudou ou pode ajudar alguém que você conhece? Então curta e compartilhe com essa pessoa.

Em caso de dúvida fale conosco. Estamos prontos para te ajudar no que for necessário.

Comente e compartilhe

Posts Recentes

Estamos Online!